segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1.4. MUTAÇÕES NOS COMPORTAMENTOS E NA CULTURA


Sufragistas, século XIX



Mulheres, anos vinte
















Os movimentos feministas

O novo papel que a mulher vai ocupar na sociedade é resultado das modificações que se deram no pós-guerra.

Nos loucos anos 20 houve transformações no modo de pensar e agir das mulheres.

As jovens passaram a usar o cabelo cortado à rapaz (à garçonne), ajustaram as saias ao corpo e subiram-nas até ao joelho, começaram a fazer vida nocturna.

Mas desde o século XIX o movimento feminista lutava levada pela igualdade de direitos para ambos os sexos - jurídico, intelectual, social, político e económico.

Este movimento começou por reivindicar certos direitos das mulheres casadas:

propriedade dos bens, tutela dos filhos, acesso à educação.



Nos finais do século XIX a mulher lutou pelo direito na participação política, através do voto - as sufragistas (defensoras da extensão do voto às mulheres). Este era um movimento por direitos cívicos e políticos.

O movimento de emancipação das mulheres depois da 1ª Guerra Mundial acrescentou um novo aspeto a igualdade social.

Nos nos vinte o feminismo chamou a atenção para as mulheres através da moda e do vestuário, da valorização do corpo e da extravagância: novos cortes, tecidos mais leves, saias mais curtas, substituição do espartilho pelo soutien, etc. Tudo aquilo que fugisse ao tradicionalismo servia para chamar a atenção.

Após a grande guerra, e depois de as mulheres mostrarem o que valiam mulheres foram capazes de substituir os homens em quase todas as tarefas – sustento da família, trabalho nas fábricas, reparações eléctricas, transporte de objectos pesados, tarefas agrícolas e até na frente das batalhas, como enfermeiras.

Esta situação veio valorizar a mulher socialmente e reforçou a sua autoconfiança.
Terminada a guerra, na maior parte dos países ocidentais, as mulheres obtiveram o direito à intervenção política (direito de voto), fortaleceram a sua posição jurídica na família e viram aberto o acesso a carreiras profissionais prestigiadas.

DIREITO DE VOTO DAS MULHERES

URSS - 1918

ITÁLIA - 1919

EUA - 1920

GRÃ -BRETANHA - 1928

FRANÇA - 1946



Modelo anos vinte


Sem comentários:

Enviar um comentário