segunda-feira, 8 de junho de 2015

História AMódulo 3 - Exames Nacionais - Itens de seleção: Escolha múltipla – Associação – Ordenação



Módulo 3 A ABERTURA EUROPEIA AO MUNDO – MUTAÇÕES NOS CONHECIMENTOS, SENSIBILIDADES E VALORES NOS SÉCULOS XV E XVI



1. As cidades italianas estão no centro do Renascimento no século XV porque… 




A
… têm vestígios da civilização romana.

B
… desenvolveram uma burguesia comercial que promovia o mecenato.

C
... os Papas, em Roma, assumiram-se como alguns dos maiores mecenas.

D
… todas as respostas anteriores estão corretas.


2. Lisboa e Sevilha assumem-se como cidades cosmopolitas porque (indique a resposta errada) …





A
… recebem comerciantes chineses e japoneses a caminho da Grã-Bretanha.

B
… recebem mercadores e banqueiros vindos de toda a Europa.

C
... se compram e vendem aí mercadorias de todo o mundo conhecido.

D
… falam-se línguas dos quatro cantos do mundo.


3. A projeção dos reinos ibéricos na Europa de Quinhentos deve-se …



A
… à qualidade das suas pinturas, esculturas, poesia e outras obras de arte.

B
… à qualidade dos tecidos produzidos e às enormes quantidades de trigo e de outros cereais que se plantavam na Península Ibérica e vendiam na Europa.

C
... à chegada de mercadorias ultramarinas, aos conhecimentos náuticos e às suas riquezas.

D
… à soma de todos os fatores anteriormente descritos.



4. “E como quer que a experiência é madre das cousas, por ela soubemos radicalmente a verdade […]. Esta frase, que resume as ideias de experiencialismo, é da autoria de…





A
… Fernão Mendes Pinto

B
… Duarte Pacheco Pereira.

C
... D. João de Castro.

D
… Luís Vaz de Camões.



5. Durante vários séculos, a teoria cosmológica aceite pela Igreja Católica e pela maior parte das pessoas era a teoria de Ptolomeu e Aristóteles, a chamada teoria…




A
… excêntrica.

B
… heliocêntrica.

C
... geocêntrica.

D
… antropocêntrica.


6. A primeira contestação às teorias de Ptolomeu e Aristóteles, feita de forma científica e com base em cálculos matemáticos, foi apresentada por…




A
… um cónego polaco, Nicolau Copérnico.

B
… um cientista italiano, Galileu Galilei.

C
... um astrónomo dinamarquês, Tycho Brahe.

D
… um astrónomo alemão, Johannes Kepler.


In Escola Secundária de Casquilhos, Renato Albuquerque








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