domingo, 26 de setembro de 2010

Espaços definidores da PÓLIS GREGA

















Os espaços definidores da pólis: Acrópole e Ágora


É conveniente que os edifícios afectos ao culto divino sejam colocados num local apropriado. (…) Estará dentro dessas condições todo o local suficientemente em evidência graças à sua situação proeminente (Acrópole) e numa posição mais forte que as zonas vizinhas da cidade.
Por outro lado, convém que, por baixo deste local, seja instituída uma primeira Ágora, (…) quero dizer a Ágora chamada Praça da Liberdade: é uma praça de onde será excluído todo o comércio e a que não terão acesso nem trabalhadores manuais nem agricultores, nem nenhum outro indivíduo deste género, se não foi chamado pelos magistrados. Merecerá aprovação se, por exemplo, os ginásios dos cidadãos adultos aí forem instalados. (…)
A Ágora para os artigos de comércio será distinta e separada da precedente, e numa situação que permita concentrar aí facilmente todos os produtos que provenham quer do mar quer da terra. Destinamos a Ágora de cima aos lazeres e a outra às necessidades práticas.
Aristóteles, Política VII

1. Indique os espaços definidores da pólis grega.

2. Descreva-os e refira o uso que os gregos lhes davam.

17 comentários:

  1. 1. Os espaços definidores da pólis grega são Acrópole e Ágora.

    2. Acrópole – espaço sagrado e reservado ao culto dos deuses e às manifestações cívico – religiosas mais importantes, sendo também um lugar fortificado com funções defensivas;
    Ágora – espaço de dupla função, política e comercial.



    Diana Henriques
    nº6

    ResponderEliminar
  2. 1- Os espaços definidores da Pólis Grega são a Acrópole e a Ágora.

    2- Acrópole- Era um local demasiado fortificado em relação as outras cidades vizinhas e era usado pelo povo grego para afectos ao culto divino.
    Ágora- Era um espaço duplamente funcional, servia para o lazer e as necessidades práticas.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. 1. A polis grega, era o modelo das antigas cidades gregas, formadas por diversos povos.
    Esta para além de zona rural e do porto, era dividida em duas partes, Acrópole e Ágora.

    2. Acrópole situava-se no extremo da colina principal, esta era um local destinado maioritariamente á defesa devido ao seu terreno elevado. Nesta também se localizava, os primeiros templos, edifícios e residências aristocráticas. Acrópole era o centro religioso e político da cidade.
    Ágora por sua vez, situava-se na parte baixa da cidade, esta era a praça pública, o local onde se desenrolava a vida quotidiana, as trocas comerciais, os encontros sociais e a governação da polis. Nela se encontrava o mercado, as casas de habitação, templos e pórticos (stoas), e os órgãos de governação. Tornando-se assim, Ágora o centro cívico e económico da cidade.

    Cátia Arzileiro
    Nº5

    ResponderEliminar
  5. 1.Os espaços definidores da pólis graga são :
    -Acrópole;
    -Ágora

    2.A acrópole é a parte da pólis localizada num local alto e estratégico, especialmente fortificada e onde se encontram os primeiros edíficios públicos. Já a Ágora é a praça pública das cidades gregas e a parte essencial da pólis. Na Ágora concentravam-se as actividades sociais, económicas, religiosas, culturais e políticas.
    Pode-se dizer que a Ágora de cima se destina aos lazeres e ás necessidades práticas.
    Joana Ferreira- nº10

    ResponderEliminar
  6. Os espaços definidores da pólis grega eram a Acrópole e a Ágora.
    A Acrópole era um edificio de culto e a Ágora era uma praça pública dividida em duas partes: enquanto uma se destinava ao lazer, a outra era destinada ao comércio.

    Inês Francisco, nº7

    ResponderEliminar
  7. 1. Os espaços definidores da pólis grega é a Acrópole e a Ágora.

    2. A Á gora era a praça principal na constituição da pólis, era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres, assim como por edifícios de caráter público. É nela que o cidadão grego convive com o outro, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania.
    A Acrópole está localizada na colina principal da cidade, devido ao seu terreno elevado a acrópole era utilizada mais para a defesa.

    ResponderEliminar
  8. 1. Os espaços definidores da pólis grega são a Ágora e a Acrópole.

    2. Acrópole - local com edifícios para culto divino, na posição mais forte da pólis.
    Ágora - Mais abaixo da Acrópole, é onde se situam as Ágoras. Uma chamada de Praça da Liberdade, onde é excluído todo o comércio e a entrada aos artesãos e agricultores, a não ser que tenha sido chamado por magistrados. Neste local, estão os ginásios dos adultos. Noutra, situada mais abaixo da primeira, estão os artigos de comércio, tendo assim que se situar num local de fácil acesso para os productos provenientes do mar e da terra. A primeira Ágora destina-se aos prazeres, a segunda às necessidades práticas.

    ResponderEliminar
  9. 1-os espaços definidos pela pólis grega são: a Acrópole e a Ágora.

    2-A Acróplole era a parte alta de Atenas e era consoderado um local de culto dos atenienses aos deuses;
    A Ágora era a parte baixa da cidade que era o local onde os gregos(atenienses)se encontravam todos normalmente à tarde depois de resolverem os seus negócios de manhã para se juntarem todos e falarem todos sobre por exemplo de: Filosofia.

    ResponderEliminar
  10. 1- Os espaços definidos pela pólis grega eram: a Acrópole e a Ágora.

    2- A Acrópole era a parte alta da cidade e era o local onde os atenienses prestavam culto aos deuses. E a Ágora situava-se na parte baixa da cidade de Atenas, era o espaço onde os atenienses se encontravam todos à tarde depois de resolverem os seus negócios para desenrolar a vida quotidiana. Este sítio situava-se na zona central da cidade.

    ResponderEliminar
  11. 1- Os espaços definidos da pólis grega são:Acrópole e Ágora.

    2
    --Acrópole:
    Local onde era conveniente que os edifícios afectados ao culto divino fossem colocados apropriadamente.Tendo em conta as condições anteriores, todo o local suficientemente em evidencia, fazia com que fosse mais forte do que as zonas vizinhas da cidade.
    --Ágora:
    Ficava situada por baixo da cidade.Era chamada pela Praça da Liberdade, uma praça de bom acesso comercial.Tinha facilmente todos os produtos que vinham tanto da Terra como do Mar.
    Por isso era reconhecida pelo acessoa aos lazeres e outras necessidades.

    StefanieMiranda
    Nº20

    ResponderEliminar
  12. 1. Os espaços definidores da Polis Grega são a Ágora e a Acrópole.

    2. A Acrópole ficava situada no ponto mais alto da polis. Era um local sagrado onde aconteciam as manifestações religiosas e era a parte mais bem defendida da polis.
    A Ágora era o local onde aconteciam as praticas económicas e sociais era como fosse a parte social da polis.

    ResponderEliminar
  13. 1. Os espaços que definiam a pólis eram a Ágora e a Acrópole.

    2. A Ágora, situada na parte baixa, era o centro civil, social e político da pólis, onde se realizavam as principais actividades comerciais e se desenrolava a vida quotidiana, era um ponto incontornável do dia-a-dia grego.
    A Acrópole, era a zona onde se encontravam os principais edifícios públicos, as residências da aristocracia e os templos sagrados. Situada num local alto e estratégico, esta cidadela era extremamente fortificada, estando assim protegida de eventuais ataques.

    nº14

    ResponderEliminar
  14. 1. Os espaços que definiam a pólis eram a Ágora e a Acrópole.

    2. A Ágora, situada na parte baixa, era o centro civil, social e político da pólis, onde se realizavam as principais actividades comerciais e se desenrolava a vida quotidiana, era um ponto incontornável do dia-a-dia grego.
    A Acrópole, era a zona onde se encontravam os principais edifícios públicos, as residências da aristocracia e os templos sagrados. Situada num local alto e estratégico, esta cidadela era extremamente fortificada, estando assim protegida de eventuais ataques.

    nº14

    ResponderEliminar
  15. 1. Os espaços que definiam a pólis eram a Ágora e a Acrópole.

    2. Ágora: Por baixo da Acrópole está localizada a Ágora. É uma praça na qual se realizam actividades somente aprovadas pelos magistrados, tinha a sua parte prática e de lazer.
    Acrópole: Está situada numa posição estratégica, mais fortalecida que as zonas vizinhas. É um espaço destinado ao culto do sagrado e dos deuses.

    ResponderEliminar
  16. 1- Os espaços definidores da pólis grega são: a Acrópole e a Ágora.

    2- A Acrópole situava-se na parte alta da cidade, era um local de culto, onde se encontravam vários templos que honravam os deuses sagrados. Em Atenas venerava-se a deusa Athena.
    A Ágora situava-se na parte baixa da cidade,era uma praça pública onde os cidadãos atenienses passavam grande tempo das suas vidas, a discutir política, a conviver, entre outras coisas. Esta praça era dividida em duas partes: uma destinava-se ao lazer, ao convivio, e a outra destinada-se ao comércio e outras actividades práticas.

    Maria Dias

    Nº13

    ResponderEliminar
  17. 1) Os espaços que definem a pólis eram a Ágora e a Acrópole.

    2)A Ágora, situava-se na parte baixa , era o espaço de encontro e zona central da cidade. Na ágora era tambem onde os cidadãos atenienses se encontravam e conversavam sobre politica,filosofia,etc.
    A Acrópole,situava-se na parte alta da cidade e era um local culto. Na acrópole haviam templos que honravam os Deuses e a deusa venerada em Atenas e a Deusa Athena Niké.

    Tiago Barreto nº21

    ResponderEliminar