Cartaz de Cinema |
- A cultura de massas e o desejo de
evasão; os grandes entretenimentos colectivos; os media,
veículo de modelos
socioculturais.
CULTURA DE MASSAS: Forma
de cultura típica das sociedades industriais do século XX, criada pela indústria
cultural para ser transmitida a grandes massas sob a forma de bens de consumo,
veiculada fundamentalmente pelos meios de comunicação, os média. Cultura de massas caracterizada pela forma simples e fácil de compreender pela população menos culta.
Factores contribuíram para esta homogeneização cultural:
- A generalização do ensino
- O desenvolvimento dos meios de comunicação de massas.
OS MEDIA, VEICULOS DE
EVASÃO E DE MODELOS SOCIOCULTURAIS
Imprensa, rádio e cinema: Os mais importantes
meios de comunicação da 1ªmetade do século XX. – proporcionaram ao cidadão a evasão da rotina diária.
Imprensa
- Utiliza um vocabulário simples, feito de frases curtas e atrativas e de diálogos vivos e informais.
- Livro: produto de uso corrente e popular
- Novos géneros literários: o romance cor-de-rosa, a banda desenhada e o romance policial
- Inaugura-se o jornal de grande tiragem e as revistas.
- Progressos da alfabetização
- Novos hábitos de leitura.
- Desenvolvimento dos transportes.
- Carácter sensacionalista./variedade e qualidade das publicações.
- Democratização dos preços ( em função da tiragem e do consumo).
- Condicionam comportamentos. (publicidade, folhetim, ou outras informações úteis).
Rádio
- Importante meio de difusão cultural: torna populares aspectos da cultura erudita, estimula gostos e consumos, contribui para esbater as diferenças de pronúncia e vocabulário entre regiões e classes sociais.
- Quebra o isolamento das populações.
- Interesse dos políticos na sua generalização.
- Uniformização de comportamentos.
- Os locutores um modelo a seguir.
- As notícias generalizam atitudes sociais e políticas.
- Uniformização de consumos como resultado da publicidade.
- Define modelos de comportamentos sociais.
Cinema
·
Nascido em França rapidamente se universalizou.
· Tornou-se uma arte, a 7ª Arte, e de arte passa
também a indústria.
·
O cinema sonoro abre à 7ª arte novas
perspectivas.
· Possibilidade de evasão: onde residia a magia do cinema, o filme conduzia o espectador a uma outra dimensão (culto das estrelas de cinema, happy end, identificação com os heróis do cinema, fuga à realidade).
·
Dos mass - média foi o que mais contribuiu para a difusão
dos modelos sócio-culturais e a consequente estandardização
Sem comentários:
Enviar um comentário