terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

1.2. O tempo da Guerra Fria - a consolidação de um mundo bipolar (9)



O expansionismo soviético



Expansionismo soviético fora da Europa

O mundo comunista


Ásia
 + Em 1945, apenas a Mongólia era comunista

+ Em 1949, Mao Zedong líder do Partido Comunista Chinês proclamou a República Popular da China, vencendo Tchang Kai-CheK, líder apoiado pelos EUA e que havia perseguido os comunistas na década de 20

+ Vietname do Norte - A Conferência de Genebra de 1954 dividiu o Vietname em dois estados pelo paralelo 17º. Ao Norte um regime comunista, ao sul uma monarquia alinhada pelos EUA. Esta monarquia virá a ser deposta e instaurada uma ditadura apoiada pelos EUA.

A guerra do Vietname terminou em 1975 com a unificação das duas partes. O regime hoje é comunista embora pratique as regras de mercado sendo uma das potências emergentes sob o ponto de vista económico.

    1950-53: Guerra da Coreia, uma guerra que opunha o Norte comunista, apoiado pela URSS e o sul capitalista, apoiado pelos EUA. O final da guerra não unificou o país, que continuou dividido pelo paralelo 38, tornando-se mais uma das questões por resolver da Guerra Fria

América Latina

 (Cuba) – a partir de 1961, ano em que os EUA apoiaram uma tentativa de tomada de poder por anti-castristas e pós-americanos (desembarque da Baía dos Porcos)

 África – Apoio concedido aos movimentos de libertação em África levou a criação de governos comunistas após a independência.

Sem comentários:

Enviar um comentário