domingo, 24 de maio de 2015

Conceitos/Noções – EXAME NACIONAL – História A



Módulo 2 DINAMISMO CIVILIZACIONAL DA EUROPA OCIDENTAL NOS SÉCULOS XIII A XIV – ESPAÇOS, PODERES E VIVÊNCIAS (3)

3. Valores, vivências e quotidiano

Confraria
Corporação
Universidade
Cultura erudita*
Cultura popular*
Arte gótica
Época medieval

*Conceitos estruturantes

 
Símbolo de corporação dos sapateiros 

Confraria - Associação de base religiosa agrupava artífices sujeitos a um regimento e pertencentes a um mesmo ofício ou a ofícios diferentes com regimentos próprios. A confraria tinha um santo padroeiro. A base religiosa distingue a confraria da corporação.

Corporação - Surgiu na Idade Média a partir do século XII para regulamentar o processo produtivo. A corporação incluía as pessoas que exerciam o mesmo ofício.   Estava sujeita a um regimento que determinava o preço, a qualidade, a quantidade da produção, o lucro, e a hierarquia do trabalho (mestre, oficial e aprendiz). A corporação de cada ofício delimitava a atuação dos seus membros de forma rigorosa.

Universidade - Corporação ou comunidade de professores e alunos que se consagravam aos estudos de nível superior. As principais universidades nasceram sob a proteção da Igreja no século XII.

Cultura erudita* - Desenvolvida nas cortes dos reis e da nobreza, manifestando-se através da poesia trovadoresca (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e mal dizer), música, poemas épicos, ou canções de gesta e romances de cavalaria.

Cultura popular* - Manifestações culturais desenvolvidas pelo povo e que tinham lugar durante as festas religiosas, romarias, trabalho no campo e que se encontram marcadas no folclore tradicional.

Arte gótica - Arte desenvolvida na Europa entre o século XII e início do século XV. Apresentava arcos apontados, abóbadas de nervuras sustentadas, exteriormente, por arcos botantes. Caracteriza-se pela sua elevação e pelas grandes janelas e rosáceas decoradas com vitrais.

Época medieval - É o período da história que se convencionou localizar entre 476 (queda do Império Romano do Ocidente) e 1453 (queda do Império Romano do Oriente - conquista de Constantinopla pelos turcos - otomanos). Foi a época dos grandes castelos e dos feudos, comunidades onde viviam muitos servos sob o domínio de um senhor feudal. Foi também a época do renascimento urbano, do aparecimento da burguesia e do início da afirmação do poder real face ao poder dos senhores feudais.




Ensino universitário

Amor cavaleiresco - cultura erudita
Festa popular - cultura popular   
Cruzaria de ogivas - arquitetura gótica

Sem comentários:

Enviar um comentário