domingo, 24 de maio de 2015

Conceitos/Noções – EXAME NACIONAL – História A



Módulo 3 A ABERTURA EUROPEIA AO MUNDO – MUTAÇÕES NOS CONHECIMENTOS, SENSIBILIDADES E VALORES NOS SÉCULOS XV E XVI (1)



2. O alargamento do conhecimento do mundo

- O contributo português: inovação técnica; observação e descrição da natureza.

- A matematização do real; a revolução das concepções cosmológicas.



Conceitos/Noções

Navegação astronómica
Cartografia
Experiencialismo*
Mentalidade quantitativa
Revolução coperniciana*

*Conceitos estruturantes


 
Planisfério de Cantino, 1502






Navegação astronómica - Navegação no alto mar em que os navegadores, para se orientarem, recorriam à observação dos astros recorrendo a instrumentos náuticos como o astrolábio, a balestilha, sextante náutico, as tabelas náuticas.



Cartografia - Ciência ou arte de elaborar cartas geográficas. Com as viagens portuguesas a partir do século XV, a representação da Terra foi-se tornando cada vez mais rigorosa. Os cartógrafos passavam para as cartas as informações trazidas pelos navegadores, dando origem a verdadeiras obras de arte. Assim foram representadas as novas terras , os novos mares, as novas gentes até então desconhecidas da Europa.



Experiencialismo* - Conhecimento baseado na observação e na prática. O experiencialismo colocou dúvidas sobre o conhecimento científico clássico, pois este não partia da observação. Denomina-se experiencialismo pois não é ainda o conhecimento científico. É um conhecimento empírico.





Mentalidade quantitativa - A abertura do mundo acentuou a necessidade quantitativa da sociedade. Substitui-se a numeração romana pela árabe, iniciam-se referências estatísticas.

Quantificar era necessário para o próprio funcionamento do estado. O rei necessita saber quantos os homens que tem disponíveis para a guerra, quantos súbditos tem para cobrar impostos. Esta mentalidade quantitativa faz nascer o aparelho burocrático do estado. A mentalidade quantitativa valoriza o número.



Revolução coperniciana* - Consistiu na afirmação do heliocentrismo (o Sol não se movia e a Terra girava à sua volta) defendido por Copérnico com base em cálculos matemáticos e geométricos. O Sol era o centro do sistema solar. O Heliocentrismo  pôs em causa as teorias que defendiam que a Terra estava fixa e que o Sol girava à sua volta (teoria aristotélica e teoria da Igreja Católica).

Astrolábio
 
Heliocentrismo 

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