domingo, 21 de novembro de 2010

Crise do Império Romano

Foi a partir do século III, que Império Romano começou a declinar de modo acentuado. Entre inúmeras razões, destaca-se a crise do escravismo.

Sabemos que o trabalho escravo era um dos pilares da riqueza de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra. Ocorre, no entanto, que desde o final do século II, as guerras de conquistas praticamente cessaram, facto que diminuiu muito o número de escravos à venda. Com isso, o preço deles foi ficando cada vez mais alto. Essa crise afetou duramente a agricultura e o artesanato, setores que dependiam do escravo para produzir em grande quantidade, pois visavam a exportação. De forma que, impossibilitou a produção de géneros destinados à exportação.
Roma passou a gastar as riquezas, acumuladas nas guerras de conquista, pagando os produtos que importava, como cereais, armas e jóias.

À medida que o braço escravo foi se tornando cada vez mais escasso e caro, os proprietários começaram a arrendar partes das suas terras a trabalhadores livres denominados colonos. Estes eram, geralmente, elementos da plebe urbana, ex-escravos ou camponeses empobrecidos que buscavam a protecção dos senhores das grandes propriedades rurais denominadas vilas. A partir do momento em que os colonos ganhavam o direito de cultivar a terra, eram obrigados a ceder parte de sua colheita ao senhor e a trabalhar, gratuitamente, alguns dias da semana nas plantações do senhorio.
Este novo sistema de trabalho foi denominado de colonato. A crise do escravismo e o advento do colonato resultaram na diminuição da produção e no declínio do comércio. Apesar de tudo isso, o Império Romano ainda conservou-se unido por mais de meio século.

Em 395, o imperador Teodósio dividiu o Império Romano entre os seus dois filhos: Honório ficou com o Império Romano do Ocidente, e Arcádio, que ficou com o Império Romano do Oriente.

O Império Romano do Oriente conseguiu sobreviver por 10 séculos: só foi extinto em 1453, quando os turcos tomaram Constantinopla, sua capital.
Já o Império Romano do Ocidente não conseguiu resistir à pressão dos bárbaros, que nessa época já haviam conseguido romper as suas fronteiras nos rios Reno e Danúbio. Em 476, os Hérulos, um grupo de bárbaros germanos chefiados por Odoacro, invadiram e conquistaram Roma. Desmoronou-se, assim, o Império Romano do Ocidente. Pela sua repercussão, esse facto marca o fim da Idade Clássica e o Inicio da Idade Média.

1. Refira as causas da queda do império romano do Ocidente indicadas no texto.
2. estabeleça os marcos cronológicos da Idade Média.
3. Caracterize, de forma breve, a Idade Clássica.

17 comentários:

  1. 1. O Império Romano estava a passar por uma crise, uma crise nomeada como "A Crise Escravismo". O trabalho escravo era um dos pilares da riqueza de Roma. Ao longo do tempo o número de escravos começou a diminuir, e com o seu diminuimento, o seu preço começou a aumentar.
    Essa crise afetou durante muito tempo a agricultura, o artesanato e outros setores que dependiam do escravo para produzir em grande quantidade.

    2. 395 - o Imperador Teodósio dividiu o Império Romano entre os seus dois filhos;
    1453 - queda do Império Romano do Oriente, quando os turcos tomaram Constantinopola como a sua capital.

    3. A idade clássica foi quando o imperador dividiu o império pelos dois filhos.

    ResponderEliminar
  2. 1. A partir do século III, o império Romano entrou numa decadência acentuada.
    A causa que mais se destaca é a crise no esclavagismo, que se deve principalmente ao fim das conquistas no final do século II. O número de prisioneiro de guerra feitos escravos diminuiu muito e isso aumentou o seu preço. Consequentemente, a produção agrícola e artesanal foi afectada pois não havia mão-de-obra para trabalhar e Roma via-se obrigada a importar os produtos necessários, devido á pouca produção para exportação. Iniciou-se então o colonato, um novo sistema de trabalho em que a plebe empobrecida queria a protecção dos grandes proprietários e por isso trabalhava as suas terras cedendo parte da sua colheita ao senhor.
    Em 395, o Império foi divido em duas partes pelo Imperador Teodósio, a ocidental e a oriental o que contribuiu mais para o seu desmembramento.

    2. A Idade Média iniciou-se no século 476 com a queda de Roma tomada pelos bárbaros e termina em 1453 com a queda de Constantinopla, no Império Romano Oriental.

    ResponderEliminar
  3. 1. As causas da queda do império romano do ocidente mencionadas no texto são a crise do escravismo, diminuição da produção, declínio do comércio e invasão dos bárbaros.

    3. A idade clássica foi marcada por uma forte valorização do corpo e da inteligência. Na Grécia Antiga ser culto era muito importante e os gregos focavam-se principalmente no belo; ao contrario dos romanos que durante o seu império importavam-se com a utilidade das coisas e em serem grandiosos em tudo.

    ResponderEliminar
  4. 1.As causas da queda do Império Romano do Ocidente indicadas no texto são:
    -diminuição do número de escrevos à venda;
    -Escravos mais caros;
    -a agricultura e o artesanato foram afectados;
    -a crise do escravismoe o novo sistema do trabalho (colonato), resultaram na diminuição da produção e no declínio do comércio.

    2. Idade Média- desde o ano 476 até 1453
    476-um grupo de Bárbaros Germanos, invadiram e conquistaram Roma,

    1453-Conquista de Constantinopla pelos Turcos


    3.A Idade Clássica é o período da Antiguidade que corresponde aos séculos de nascimento e desenvolvimento das civilizações Grega e Romana.
    O período da Idade Clássica caracterizou-se principalmente pelas grandes invasões.

    Joana Ferreira, nº10

    ResponderEliminar
  5. 2. A Idade Média é dividida em duas partes: a Alta Idade Média (do século V ao X) e a Baixa Idade Média (do século XI ao XV).

    Inês nº7

    ResponderEliminar
  6. 1-As causas que levaram à queda do Império Romano do Ocidente foram: a pressão dos bárbaros, pois já tinha atravessado as fronteiras nos rios Reno e Danúbio e também um outro povo bárbaro cognomizado Hérulos que, chefiados por Odoacro, invadiram e conquistaram Roma.

    2-A idade média foi dividida em 2 partes a alta idade média que foi desde o séc.V ao séc.X e a baixa idade média que teve início no séc.XI e fim no séc. XV.

    3-A idade clássica foi uma idade que teve como início a presença da serenidade dos gregos e fim com a queda do grande Império Romano. Os gregos forem uma óptima influÊncia para o povo romano, pois os gregos já tinham os seus costumes e tradições e alguns desses costumes serviram para os latinos criarem o seu grande Império mas com grandes modificações, pois os gregos só serviram de base, nada mais.
    A idade clássica, acabou com a queda dos maiores Impérios de toda a história.

    ResponderEliminar
  7. 1-As causas da queda do Império Romana do Ocidente indicadas no texto são: a crise do escravismo, que fez com que houvesse uma diminuição muito acentuada no número de escravos,com isto, o preço dos escravos foi aumentando, o que afectou muito a agricultura e o artesanato, houve uma impossibilidade de produção de géneros destinados à Exportação devido ao facto de serem os escravos dependentes das grandes quantidades de produções.
    Roma também teve como prejuízos, começar a gastar riquezas de acumulações das guerras e conquistas para irem pagando os produtos que importavam, como os cereais, armas e jóias.
    2-Os marcos cronológicos estabelecidos na idade média foram:
    -Alta Média (séc. V ao X)
    -Baixa Idade Média (séc. XI ao XV)

    3-A Idade Clássica era dividida em 2 Impérios Romanos: O Oriental e o Ocidental.
    O império romano Oriental conseguiu sobreviver por 10 séc. onde foi extinto só em 1453, quando os Turcos tornaram sua capital Constantinopla. Já o império romano ocidental não conseguiu na época em questão resistir a pressão dos bárbaros, foi assim que em 476 os Hérubos que um grupo de bárbaros invadiu e conquistou Roma, dai a queda e desmoronamento do império oriental, que marcou o fim da idade clássica.


    StefanieMiranda
    10ºD,Nº20

    ResponderEliminar
  8. 1. As causas da queda do império romano do Ocidente indicadas no texto são: a crise do escravismo, devido às guerras de conquistas serem praticamente inexistente, facto que diminuiu acentuadamente o número de escravos à venda; esta crise levou a que as exportações que eram produzidas pelos escravos na agricultura e o artesanato, fossem impossiveis de realizar, Roma passou assim a gastar as riquezas, acumuladas nas guerras de conquista, pagando as importações; à medida que o trabalho escravo se tornou mais caro e raro, os proprietários começaram a arrendar partes das suas terras (grandes propriedades rurais denominadas vilas) a trabalhadores livres, os colonos, que procuravam a protecção dos senhores, a crise do escravismo e o advento do colonato resultaram na diminuição da produção e no declínio do comércio.

    2- Alta Idade Média - séc.V ao X

    Baixa Idade Média - séc.XI ao XV

    3- A Idade Clássica foi caracterizada pela influência da Igreja sobre toda a sociedade.
    Constantino assinou o Édito de Milão (313), concedendo liberdade religiosa aos cristãos. Mais tarde Teodósio governa o império reunificado, mas antes de morrer, divide-o pelos filhos: Arcádio ficou com Império Romano do Oriente e Honório com o Império Romano do Ocidente . O primeiro consegue sobreviver por 10 séculos, já o segundo, não conseguiu resistir à pressão dos bárbaros.

    ResponderEliminar
  9. 1)As causas da queda do império romano no ocidente eram: as escassez do braço escravo e tornava-se caro;Roma passava a gastar as suas riquezas ganhas nas guerras.
    2)Em 1453, os tturcos tomaram a constantinopla sua capital;em 476, um grupo de barbaros germanos invadiram e conquistaram roma, chefiados por Odoacro.
    3)A idade clássica caracteriza-se pelo influência da Igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo
    3)

    ResponderEliminar
  10. A queda do Império Romano foi causada por uma serie de factores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram o final do estado. Com a morte do imperador Teodósio I, seu filho Honório ficou a governar o Ocidente do Império, contudo perdeu prestigio e autoridade. A indisciplina do exercito e as dificuldades económicas levaram a falta de mão-de-obra escrava, abandono dos campos impossibilitando a exportação de produtos.

    nº17

    ResponderEliminar
  11. 1- As causas da queda do império Romano são : “Ocorre, no entanto, que desde o final do século II, as guerras de conquistas praticamente cessaram, facto que diminuiu muito o número de escravos à venda. Com isso, o preço deles foi ficando cada vez mais alto. Essa crise afetou duramente a agricultura e o artesanato, setores que dependiam do escravo para produzir em grande quantidade, pois visavam a exportação. De forma que, impossibilitou a produção de géneros destinados à exportação.
    Roma passou a gastar as riquezas, acumuladas nas guerras de conquista, pagando os produtos que importava, como cereais, armas e jóias.”

    2- Os marcos cronológicos da idade média são: A Alta idade média (séculos V ao X) e Baixa idade média (século XI ao XV)

    Cátia Rosa nº4

    ResponderEliminar
  12. 2. Alta idade média (séculos V ao X)
    Baixa idade média (séculos XI ao XV)

    ResponderEliminar
  13. 1. As causas da queda do império romano do Ocidente indicadas no texto são a falta de escravos, porque as conquistas praticamente acabaram e os escravos passaram a ser mais raros e caros; e a importação de produtos caros como cereais, armas e jóias.

    2. Os marcos cronológicos da idade média são a alta idade média e a baixa idade média.

    ResponderEliminar
  14. 1) As causas que influenciaram e permitiram a queda do império romano, foi a crise do escravismo, o facto de as guerras de conquista terem praticamente cessado, o aumento dos preços dos produtos, que originou um colapso económico.

    2) A idade média foi subdividida em dois períodos menores, a alta idade média, que decorreu do século V ao século X, e de seguida, sucedeu-se a baixa idade média, que decorreu entre o século XI e o século XV.

    3) A idade Clássica é uma era marcada essencialmente pelos factores culturais da Grécia e da Roma antigas.
    Esta época é caracterizada, pelo trabalho escravo (escravidão por dívidas e prisioneiros de guerra), pela valorização da guerra e conquistas, pelo aparecimento de formas democráticas e republicanas de governo, da inovação dos padrões artísticos (arquitectura, escultura, entre outros.), o aparecimento da filosofia e também os idiomas europeus (grego e latim).

    Cátia Arzileiro, nº5.

    ResponderEliminar
  15. 3. A Idade Clássica caracterizou-se por duas grandes civilizações, a Grega e a Romana.
    A civilização grega nasceu na península Ática e viveu independente durante aproximadamente 8 séculos até serem conquistados por Roma no séc. II a.C. O Império Romano foi em muito influenciado pela civilização grega e muitos dos seus conceitos e elementos resultam desta. Foi na Antiguidade Clássica que se geraram os fundamentos gerais da actualidade, como o direito romano, a arquitectura básica, as ciências, como a filosofia racionalista e humanista dos gregos e as suas instituições políticas e práticas cívicas. No entanto, a instituição mais importante criada na Idade Clássica que ainda se mantém, é a Igreja cristã que teve um papel fundamental na transmissão destes valores até à actualidade.

    Sofia Lima nº14

    ResponderEliminar
  16. 1- Uma das principais causas da queda do império Romano foi a crise da escravatura, como os escravos eram a principal fonte de trabalho no império eram muito importantes. Mas como os romanos pararam com as conquistas os escravos pararam de vir e assim Roma ficou com pouca mão-de-obra.
    2- Alta idade média (séculos V a X) e baixa idade média (séculos XI a XV)
    3- A idade clássica foi uma época em que existiram duas grandes civilizações os gregos e os romanos.

    ResponderEliminar
  17. 1- Uma das causas da queda do império romano do ocidente relaciona-se com a paragem das conquistas, o que resultou numa redução da mão escrava. Outro factor que levou o império á queda foi a anarquia militar, o que tornou as fronteiras mais desguarnecidas. Os povos bárbaros foram atraídos pelo luxo de Roma e invadiram o Império do ocidente.
    2- A idade média começa em 476 com a queda do império romano do ocidente e acaba em 1453 com a queda do império romano do oriente.

    3- A idade clássica é caracterizada pelo pensamento de o Homem se encontar no centro do mundo. Nesta época, o Homem usufrui de luxos, tem uma cultura urbana e uma economia monetária.

    ResponderEliminar