sexta-feira, 20 de maio de 2011
ESCULTURA
A escultura recuperou a grandeza e a preeminência alcançadas na Antiguidade Clássica.
Nelas se inspiraram os escultores do Renascimento para traçar os novos caminhos da sua arte. Ao deixar de estar subordinada ao enquadramento arquitectónico, para onde a Idade Media a relegara, a escultura ganhou agilidade e naturalidade. O corpo nu readquiriu a dignidade perdida e a estátua equestre voltou a triunfar na praça pública.
CARACTERÍSTICAS:
1- Humanismo e naturalismo são, efectivamente, as grades características da escultura do são, efectivamente, as grades características da escultura do Renascimento. Os escultores interessaram-se pela figura humana pelo indivíduo dotado de ossos, músculos e personalidade. Foram excelentes no rigor anatómico e na expressão fisionómica que produziram nas suas obras. As formas rígidas da escultura medieval deram lugar à espontaneidade e à ondulação das linhas.
2- O equilíbrio e a racionalidade marcaram a escultura renascentista que mostrou um especial interesse pela composição geométrica
3- O elevado aperfeiçoamento técnico de que os escultores do os escultores do Renascimento mostraram ser capazes. Salientam-se os estudos de perspectiva, baseados em rigorosos desenhos prévios, que permitiram a proporção e o naturalismo da escultura.
Escultores do renascimento:
• Lorenzo Ghiberti
• Donatello
• Bernardo Rossellino
• Andrea del Verrocchio
• Miguel Ângelo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário