sexta-feira, 20 de maio de 2011

Valorização da antiguidade clássica



Eram na sua maioria eclesiásticos e professores, os humanistas condenam fortemente os valores e a produção cultural da Idade Media.

Pelo contrário, valorizavam a Antiguidade Clássica, em cujos textos e autores consideravam estarem contidas as verdadeiras sabedorias e beleza.

As sementes do humanismo foram lançadas pelos italianos. Coube-lhes iniciar a renovação da literatura, invocando a herança clássica, a exaltação da figura humana, a expressão sentimental, a fruição da vida.

A erudição humanista começou por se distinguir na procura entusiasta de manuscritos clássicos, no aperfeiçoamento da língua latina e na aprendizagem do grego e do hebreu.

Viajantes incansáveis, os humanistas percorreram bibliotecas e mosteiros, onde recuperam textos de grande valor poético, histórico, filosófico e até cientifico.

O latim foi a língua de comunicação entre os humanistas, estando na origem da criação de uma autêntica república de letras.

Na correspondência, que entre si trocavam, não deixavam de expressar ideias concretas sobre o mundo, realçando sempre a dignidade do Homem.

Insurgiram-se contra as traduções e interpretações erradas que a Idade Media fizera dos autores clássicos a própria Bíblia.

Os humanistas deram provas de um espírito crítico notável, ao analisarem os textos antigos. E, penetrando na essência do pensamento clássico e dos textos religiosos, procurando absorver os valores antropocêntricos da Antiguidade e restaurar, também, a pureza original e a missão espiritual da Igreja

1 comentário:

  1. bom foi dificil mas foi huhsueheuhsu demorei uns 2 minutos para achar a resposta mas achei

    ResponderEliminar