domingo, 4 de novembro de 2012

1.5. Portugal no primeiro pós-guerra

 
- Tendências culturais: entre o naturalismo e as vanguardas.



Confronto entre o Portugal naturalista e o Portugal vanguardista e modernista





























Pinturas naturalistas portuguesas
















 Pinturas vanguardistas portuguesas



Portugal permanecia acomodado aos padrões estéticos,  baseados no naturalismo, no figurativo e no academismo.

Apreciava-se a pintura académica que obedecia às regras aprendidas nas academias de Belas-Artes. A pintura tinha como temas principais  vida popular, os costumes rurais,  as paisagens  rurais e marinhas, cenas bucólicas e ambientes urbanos sempre representadas de forma realista.



O novo poder republicano, nacionalista e eleitoralista apreciava e acarinhava as velhas tendências culturais, dado que refletiam a essência do portuguesismo e justificavam os esforços de promoção cívica (social e cultural) em que a República se empenhava.

Desde 1911, artistas plásticos e escritores como Santa - Rita, Amadeo de Souza-Cardoso, Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, Eduardo Viana, entre outros, lutavam por colocar Portugal no mapa cultural da Europa. 

Muitos deles tinham estudado em Paris e lá se fascinaram com as vanguardas artísticas do tempo.

De costas voltadas para o academismo, revelaram-se cosmopolitas.

Substituíram a iconografia rústica, melancólica e saudosa pelo mundanismo boémio;

esquematizavam em vez de pormenorizarem;

 apoiavam-se no plano (abandono da perspetiva)

procuravam a originalidade e experimentavam.

Foram cubistas, impressionistas, futuristas, abstracionistas, expressionistas, surrealistas.

Ao atacarem alicerces da sociedade burguesa, nomeadamente os seus gostos e valores culturais, os modernistas receberam a indignação e o sarcasmo (os quadros da primeira exposição de Amadeo de Souza-Cardosa chegaram a ser cuspidos). 

Realizaram exposições independentes, publicações periódicas e decoravam espaços públicos à luz das novas tendências vanguardistas procurando desse modo divulgar as novas tendências.

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