segunda-feira, 22 de outubro de 2012

1.4. Mutações nos comportamentos e na cultura




Einstein






Niels Bohr e a divisão do átomo












- A descrença no pensamento positivista e as novas
conceções científicas


Na segunda metade do séc. XIX, o positivismo marcava todo o conhecimento científico.

A metodologia das ciências experimentais era aplicada a todas as áreas (da Física à História), acreditando-se que tudo podia ser explicado em termos científicos e que a ciência podia atingir a verdade absoluta.


Mas, nos princípios do séc. XX, a ciência evoluía não no sentido das verdades absolutas, mas num sentido diferente.

O racionalismo, a certeza e o absoluto foram substituídos pela incerteza e pelo relativismo.

O Positivismo dava lugar ao relativismo, doutrina segundo a qual o conhecimento é sempre relativo, condicionado pelas suas leis próprias, pelos limites do sujeito que conhece e pelo contexto sócio - cultural que o rodeia.

Esta teoria provocou um choque na consciência científica da época, contribuindo para abalar a confiança na certeza científica.

A Física e outras ciências experimentais afastam-se do Positivismo.

Einstein cria a teoria da relatividade que punha em causa o caráter absoluto do conhecimento, tornando-o dependente do espaço, do tempo, do movimento e do observador, também eles realidades não absolutas.

Segundo aquela teoria, as medidas de energia e de massa eram inseparáveis da velocidade e do movimento. Verificou que à medida que os objetos se aproximam da velocidade da luz (3.000.000 Km/s), eles encolhem, a sua massa aumenta e o tempo abranda. Por isso, nenhuma observação efetuada a partir de um único ponto fixo num universo, em permanente expansão, devia merecer uma confiança absoluta.

Desse modo, altera-se também a noção do tempo. Este, que se pensava invariável e linear, toma também uma nova dimensão, tal como o são o cumprimento, a espessura e a velocidade.

O novo pensamento científico consagrou:

- o princípio da incerteza

- o princípio da complementaridade

- a teoria da relatividade

- a divisão do átomo


Hoje a verdade científica não tem valor absoluto e para sempre.

É uma verdade relativa a um tempo e às condições que permitiram fazer a lei.

A evolução científica pode tornar essas verdades falsas sempre que melhoria dos meios utilizados pelos cientistas, permite chegar a outras conclusões. A verdade científica deixou de o ser para sempre, ela pode mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário