segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO


COMO OS RUSSOS VIRAM O COMUNISMO DE GUERRA





Mortos pela fome, 1921




A ajuda estrangeira ao exército branco

Transportes carregados de armas chegavam aos portos do mar do Norte. Grandes navios aportavam não só com aeroplanos, tanques, canhões, metralhadoras, fusis ingleses e franceses, mas também munições e uniformes tornados inúteis pelo fim da guerra com a Alemanha
A Europa capitalista (...) abastecia generosamente a Rússia do sul em obuses e em cartuchos, obuses-cartuchos que o exército aliado não havia usado contra os alemães.
A reação internacional apressou-se a encher a Rússia exausta.
Oficiais militares ingleses e franceses (...) davam instrução militar aos oficiais cossacos e ensinavam aos oficiais do exército voluntário a condução dos tanques, a manutenção dos canhões ingleses e saboreavam com antecedência o triunfo da sua entrada em Moscovo.

Cholokhov ( escritor russo), in Don Tranquilo

Os resultados do comunismo de guerra

Camaradas, o que vimos e ouvimos nos bairros de Viborg é inimaginável(...). Tive vergonha, o coração apertou-se-me. Estive preso sob o antigo regime (czarismo). duas vezes por mês davam-me roupa limpa. Hoje, não há comparação possível, as celas são de uma sujidade repugnante, não há roupa, não há almofadas (...). Mas o que é particularmente odioso, é aquilo de que fomos testemunhas nos hospitais das prisões.
Camaradas, não encontrámos ali homens, encontrámos fantasmas vivos que já não tinham força para falar e que morriam de fome. Há mortos que ficam durante horas com os vivos (...). Camaradas, entre eles há gente mito jovem que quer viver; coisas semelhantes não devem ser permitidas: esta é uma tarefa para o poder dos operários, que não podem esconder tais ignomínias.
Relatório do Presidente do soviete de Viborg, Petrogrado.

Durante os anos de 1920 e 1921, calcula-se que quase 20 milhões de pessoas morreram de fome na grande Rússia.


Lenine não ficou indiferente à situação. A Revolução estava em perigo. Era urgente responder aos problemas que a Rússia atravessava.

Sem comentários:

Enviar um comentário