domingo, 31 de outubro de 2010

As Ordens Arquitectónicas Romanas



Ordem Dórica

Ordem Jónica

Ordem Coríntia

Ordem Compósita


1. Indicar a diferença, mais evidente, entreas ordens arquitectónicas gregas e as romanas.

10 comentários:

  1. A ordem dórica é mais antiga,de proporções mais robustas, é contida na decoração, o que lhe dá um ar austero e sóbrio; a ordem jónica é mais recente, de proporções mais esbeltas e contém mais decoração, patente, sobretudo, no seu capitel de grandes volutas enroladas e no friso contínuo, com relevos historiados em todo o seu perímetro;a ordem coríntia é a mais ornamentada das três ordens arquitectónicas gregas; a ordem compósita é uma ordem da arquitectura clássica desenvolvida pelos romanos resultante das ordens jônica e coríntia. Lara Tavares nº 12

    ResponderEliminar
  2. Enquanto as ordens arquitectónicas gregas eram 3 e de certa forma mais simples, a dos romanos era uma junção da ordem jónica e coríntia, o que a tornava mais vistosa.

    ResponderEliminar
  3. 1-entre a ordem jónica, a dórica e a coríntia não há diferenças entre ambas, mas os romanos criaram uma nova ordem, uma inovação a ordem compósita que era a junção da ordem jónica e da ordem coríntia. As diferenças que os romanos tinham dos gregos é que os gregos quando construiam templos como por exemplo a ordem dórica construiam assim até ao fim, mas os romanos misturavam todas as ordens num só monumento.

    ResponderEliminar
  4. As ordens arquitetónicas romanas, são mais trabalhadas e realçam mais o real, doque as orden arquitectonicas gregas

    Tiago Rosa nº22

    ResponderEliminar
  5. Enquanto os gregos de preocupavam com a harmonia e a proporção,os romanos privilegiavam a grandiosidade e a robustez das contruções arquitectónicas. por exemplo: na arquitectura graga só haviam três tipos de ordensque eram: ordem jónica, dórica e coríntia , na arquitectura romana vão existir as mesmas mas com mais uma , a ordem compósita. A ordem compósita consiste na junção da ordem jónica e dórica.

    Joana Ferreira, nº10

    ResponderEliminar
  6. 1. A única diferença entre as ordens arquitectónicas gregas e romanas, é que os romanos tinham mais uma ordem que era a Ordem Compósita e também os romanos não se importavam de misturar as ordens no mesmo edifício ao contrário dos gregos em que um edifício tem sempre a mesma ordem.

    ResponderEliminar
  7. A diferença mais evidente entre as ordens arquitectónicas gregas e as romanas, é que as romanas são mais elaboradas (Ordem Dórica, Ordem Jónica e Ordem Coríntia). Existindo ainda uma nova ordem, que os romanos criaram, a ordem compósita (combinação da jónica e coríntia).

    ResponderEliminar
  8. 1. A diferença mais evidente é que os gregos faziam as suas ordens o mais simples possíveis, criando assim obras mais harmoniosas. Já os romanos, extravagantes de característica, misturavam várias ordens num só templo ou até num só capitel, como é o caso da sexta coluna na primeira imagem.

    ResponderEliminar
  9. Na arquitectura a maior diferença entre a arte grega e a arte romana é a aplicação da abóbada e do arco de volta inteira.
    Os gregos preocupavam-se com a harmonia e a proporção, os Romanos privilegiam a grandiosidade e a robustez das construções arquitectónicas.

    ResponderEliminar
  10. Na arquitectura a maior diferença entre a arte grega e a arte romana é a aplicação da abóbada e do arco de volta inteira.


    Cátia Rosa
    nº4

    ResponderEliminar