domingo, 31 de outubro de 2010

Trabalho de casa




Unidade Imperial




Escolha um dos seguintes factores e justifique por que razão esse factor possibilitou a unidade imperial:



-Língua


- Costumes


- Direito


- Legionários



- Rede de estradas

6 comentários:

  1. ->Rede de estradas:
    Este factor facilitou a unidade imperial porque: facilitou a deslocação; possibilitou que a deslocação fosse mais rápida, e uma melhor circulaçao.

    Joana Ferreira , nº10

    ResponderEliminar
  2. Escolhi a língua, porque esta possibilitou muito a comunicação entre dezenas de povos. Os Romanos impuseram a mesma língua para todos os povos, ou seja, o latim.
    Desta língua surgiram as modernas línguas latinas como por exemplo o Português, o Castelhano, o Catalão, o Francês, o Italiano e o Romeno.

    StefanieMiranda
    Nº20 10ºD

    ResponderEliminar
  3. O factor de unidade imperial que escolho é a língua.
    Os soldados e colonos romanos falavam o latim, mas não um latim erudito ou culto; esse era falado só pelos homens importantes e cultos de Roma. Falavam o chamado latim vulgar. O latim vulgar foi, assim, o meio de comunicação entre os colonos e soldados e as populações conquistadas.
    Com a instituição do latim como língua oficial, este passou a ser falado por todas as populações, passando a dominar as línguas anteriormente faladas, que só deixaram alguns vestígios no latim. O latim tornou-se, assim, a língua-mãe ou língua-base de muitas outras línguas faladas pelos povos que os romanos dominaram. Entre essas línguas, destaco o português, o espanhol, o francês, o italiano, etc.
    Falando todos a mesma língua, apenas com ligeiras alterações, provenientes das línguas que primitivamente se falavam nos diferentes locais colonizados, o Império romano pode manter a sua unidade, pois a comunicação tornava-se mais fácil e consequentemente, o comércio, a difusão cultural, a compreensão das leis decretadas e todos os actos administrativos.

    ResponderEliminar
  4. O factor que eu escolhi foi a rede de estradas.
    A rede de estradas possibilitou a unidade imperial porque facilitou o percurso dos soldados de cidade em cidade.

    ResponderEliminar
  5. com o alargamento do imperio os romanos tiveram de espalhar a sua língua o latim para todo o império se comunicar e não haver pessoas que não percebessem a sua língua. Com a aprendizagem do latim tornou a mais fácil comunicação entre os povos.

    ResponderEliminar
  6. Os Legionários
    O exército romano era organizado e disciplinado, era constituido por soldados profissionais que eram preparados rigorosamente para combater e possuiam um equipamento (escudo rectangular, capacete, etc), sendo assim, um elemento fundamental para a conquista e defesa dos territórios do Império.
    Na época imperial, o exército romano compunha-se de legiões com 4200 ou 5000 homens cada, chegaram a existir 30 legiões.
    Para além de combater, tinham de construir acampamentos, pontes e fortificações, reparar estradas e cultivar campos.
    Devido ao tempo prolongado que permaneciam nos acampamentos, os soldados iam casando e criando famílias com as mulheres das regiões locais e era assim, que dos acampamentos nasciam as cidades, alargando assim cada vez mais o Império Romano.

    ResponderEliminar