terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ficha de avaliação – História A Tópicos de correcção


Escola Secundária de D. Duarte
Ficha de avaliação – História A
10º Ano Turma D Outubro 2010
Professora – Mª da Gloria Rodrigues

Tópicos de correcção

Grupo 1
1.1. A direcção do estado estende-se à maioria; igualdade perante a lei; não há distinção de mérito ou de classe, o valor pessoal é mais importante; pobres e ricos são iguais na prestação de serviços à cidade; na vida pública cumprem-se as leis, principalmente as que defendem os oprimidos, castigam-se os que não cumprem; condena-se a ociosidade. Desde os mais simples aos mais ricos, todos entendem as leis da cidade.
1.2. A democracia ateniense era considerada pelos cidadãos o regime político mais perfeito pois respeitava a vontade dos cidadãos. Todos os povos que viviam à sua volta tinham a ganhar copiando-a, não exercendo poderes autoritários em que os cidadãos não eram ouvidos. Péricles considera a democracia o sistema político perfeito.
1.3. Ser reconhecido pelos demotas que verificavam se tinha nascido de pais atenienses, nascidos em Atenas (Ática), se tinham a idade de 18 anos e se eram do sexo masculino.
1.4. Os excluídos da democracia eram as mulheres, mesmo as atenienses, os metecos e os escravos. Os metecos não tinham direitos políticos, tinham alguns direitos civis, pagavam impostos e serviam no exército. Os escravos não tinham qualquer direito.


Grupo 2

2.1 Até aos 7 anos o jovem ateniense ficava em casa com a família (pai, mãe, pedagogo) que lhe ensinava os valores para que fosse o mais perfeito possível. Depois ia à escola onde aprendia a ler e a escrever, estudava e decorava as obras dos grandes poetas que lhe serviriam de modelo para a vida. Aprendia com o mestre de cítara a música e exercitavam os grandes poetas líricos. Aprendiam a harmonia e o ritmo. O pedotriba preparava -os fisicamente para a guerra, os jogos e para evitar a cobardia.
2.2. O citarista ao ensinar a música evita que os jovens procedam mal, desenvolvendo o bom senso. Os jovens são civilizados graças à aprendizagem dos ritmos e da harmonia, aperfeiçoando o uso da palavra e estimulando a acção. A música é fundamental na preparação do futuro cidadão.
2.3. O desenvolvimento da oratória, arte de bem falar e argumentar, foi defendido por Isócrates pois ele sabia que esta era a arte de convencer os cidadãos. Quem dominasse a oratória era poderoso, pois tinha os cidadãos a apoiar as suas ideias.
2.4. O regime democrático de Atenas – democracia directa – exigia que todos estivessem preparados para o exercício do poder político, quer por sorteio, quer por eleição. A educação foi programada para a educação integral do jovem.
2.5. VER CADERNO TRABALHO FEITO NA AULA
2.6. As manifestações cívico -religiosas (Festa das Panateneias, Festas dionisíacas, Jogos…) eram um factor de união entre os gregos que, apesar de divididos politicamente em cidades - estados, sentiam que pertenciam a um mesmo povo, participando activamente em todas as manifestações cívico -religiosas e preparando-se para elas ao longo da vida. Nestas manifestações só os gregos podiam participar.

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