sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O mundo romano





LOCALIZAÇÃO E PRIMEIROS POVOS

Roma localiza-se na região do Lácio, na parte central da Península Itálica.
Na sua origem, abrangia sete colinas (Palatino, Capitólio, Aventino, Quirinal, Viminal, Esquilino, Célio), a planície circundante e as margens do Rio Tibre, relativamente próxima ao mar.

A península era habitada por povos diferentes: ao norte gauleses e etruscos: ao centro os italiotas – úmbrios, latinos, samnitas; e ao sul fenícios e gregos.


1. Qual foi a origem histórica da cidade de Roma?

10 comentários:

  1. 1- A origem histórica da cidade de Roma foi que : havia um povo a habitar Roma mas com a influência dos gregos e dos etruscos resolveram fundar a cidade de Roma. De acordo com os dados históricos essa cidade foi fundada numa colina mas com o aumento do território Romano ficou conhecida como a cidade das 7 colinas.

    ResponderEliminar
  2. Segundo pesquisas arqueológicas, os latinos fundaram a cidade, numa região que viria a ser Roma (sobretudo devido às defesas naturais representadas pelas colinas) e num período mais recuado do que a data lendária 753 a.C.
    De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica : gregos, etruscos e italiotas.
    Os Romanos conquistaram com recurso à guerra, extensos territórios (que procuravam manter sob a sua administração) que formaram um império, um Estado forte e coeso.
    A conquista do império romano foi realizado em 3fases:

    1ª fase - conquista da Península Itálica: a norte (extruscos) e sul (gregos)

    2ª fase - conquista do Norte de África e da Península Ibérica: guerras púnicas (cartago); derrotade Cartago, ocupação do Mediterrâneo Ocidental

    3ª fase - Conquista do Mediterrâneo Oriental

    ResponderEliminar
  3. De acordo com a lenda, a cidade de Roma foi fundada por Remo e Rómulo, que mais tarde viria a matar o seu irmão.
    A população de Roma era uma mistura de Etruscos e Gregos.

    ResponderEliminar
  4. 1. A origem de Roma é uma lenda, que dita que esta cidade foi fundada em 753 a.C., por dois irmãos chamados de Rómulo e Remo. Apesar de o tio destes irmãos querer que eles morressem, tendo assim atirado-as ao rio Tibre, estas foram salvas por uma loba, que as tratou como uma própria cria, e acabaram por ser encontradas por um pastor. Depois de adultos, fundaram uma povoação num próximo onde foram "criados" pela loba. E é esta a origem de Roma, segundo a lenda.

    ResponderEliminar
  5. A origem histórica da cidade de Roma foi a instalação de vários povos indo-Europeus, foi fundada pelos Estruscos. a maioria defende que esta teria surgido a partir de um forte, construído por Latinos e Sabinos. Barbara Gomes nº2 Turma D

    ResponderEliminar
  6. Os romanos nasceram na cidade de Roma, que se formou nas 7 colinas.
    Os latinos fundaram a cidade naquele local, sobretudo devido às defesas naturais representadas pelas colinas.

    ResponderEliminar
  7. 1. Roma localizava-se na região de Lácio que era uma das sete colinas da região central da península Itálica. Então os habitantes da região de Lácio decidiram conquistar as outras seis planícies e ao conseguirem Roma ficou como a capital das sete regiões.

    ResponderEliminar
  8. Roma teve origem 753 a.C. por 2 irmãos gémeos, Rómulo e Remo. O tio dos gémeos, Amúlio, ondenara que estes fossem lançados ao Tibre para nele morrerem, mas acabaram salvos e amamentados uma Loba, e depois recolhidos por um pastor.
    Quando se tornaram adultos fundaram uma nova povoação, Próxima do lugar onde haviam sido amamentados pela loba. Esta teria sido a fundação de Roma, e recebeu este nome em homenagem a um dos seus fundadores, Rómulo.

    Joana Ferreira , nº10

    ResponderEliminar
  9. Antes da fundação de Roma a península itálica
    estava ocupada por diversos grupos humanos, entre os quais ganharia destaque o povo etrusco habitante do norte da região, muito cedo estes iniciaram um processo de expansão territorial em direção às planícies férteis da região do Lácio, encontrando resistência por parte das tribos italiotas que fundariam postos militares com a
    finalidade de conter o avanço dos invasores, tal iniciativa não seria capaz de conter a marcha etrusca para sempre, uma vez que o povo do norte acabaria conquistando a região e unificando as aldeias que circundavam os postos de controle, surgindo assim a urbs romana.

    ResponderEliminar
  10. 1. Segundo a sua origem história, Roma resultou da mistura dos povos gregos, etruscos e italiotas, que se situavam na Península Itálica.

    N14

    ResponderEliminar