terça-feira, 8 de janeiro de 2013

2.4. A dimensão social e política da cultura (1)

Cartaz de Cinema


Le Petit Journal, 1909

Aparelho de rádio inícios do século XX

- A cultura de massas e o desejo de evasão; os grandes entretenimentos colectivos; os media, veículo de modelos
socioculturais.



CULTURA DE MASSAS: Forma de cultura típica das sociedades industriais do século XX, criada pela indústria cultural para ser transmitida a grandes massas sob a forma de bens de consumo, veiculada fundamentalmente pelos meios de comunicação, os média. Cultura de massas caracterizada pela forma simples e fácil de compreender pela população menos culta.


Factores contribuíram para esta homogeneização cultural:

  • A generalização do ensino
  • O desenvolvimento dos meios de comunicação de massas.


OS MEDIA, VEICULOS DE EVASÃO E DE MODELOS SOCIOCULTURAIS

Imprensa, rádio e cinema: Os mais importantes meios de comunicação da 1ªmetade do século XX. – proporcionaram ao cidadão a evasão da rotina diária.



Imprensa

  1. Utiliza um vocabulário simples, feito de frases curtas e atrativas e de diálogos vivos e informais.
  2. Livro: produto de uso corrente e popular 
  3. Novos géneros literários: o romance cor-de-rosa, a banda desenhada e o romance policial
  4. Inaugura-se o jornal de grande tiragem e as revistas.
  5. Progressos da alfabetização
  6.  Novos hábitos de leitura.
  7.  Desenvolvimento dos transportes.
  8. Carácter sensacionalista./variedade e qualidade das publicações.
  9. Democratização dos preços ( em função da tiragem e do consumo).
  10. Condicionam comportamentos. (publicidade, folhetim, ou outras informações úteis).

Rádio
  •       Importante meio de difusão cultural: torna populares aspectos da cultura erudita, estimula gostos e consumos, contribui para esbater as diferenças de pronúncia e vocabulário entre regiões e classes sociais.
  •   Quebra o isolamento das populações.
  •    Interesse dos políticos na sua generalização. 
  •    Uniformização de comportamentos.
  • Os locutores um modelo a seguir.
  • As notícias generalizam atitudes sociais e políticas.
  •  Uniformização de consumos como resultado da publicidade.
  • Define modelos de comportamentos sociais.
Cinema

·         Nascido em França rapidamente se universalizou.

·      Tornou-se uma arte, a 7ª Arte, e de arte passa também a indústria.

·      O cinema sonoro abre à 7ª arte novas perspectivas.

·      Possibilidade de evasão: onde residia a magia do cinema, o filme conduzia o espectador a uma outra dimensão (culto das estrelas de cinema, happy end, identificação com os heróis do cinema, fuga à realidade).

·         Dos mass -  média foi o que mais contribuiu para a difusão dos modelos sócio-culturais e a consequente estandardização

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