domingo, 20 de janeiro de 2013

2.5. Portugal: o Estado Novo (5)





O ENQUADRAMENTO DAS MASSAS



Conjunto de instituições e processos que enquadraram as massas,  obtendo  a sua adesão ao projecto do regime ( inculcação ideológica).





1933 - Secretariado da Propaganda Nacional Papel ativo na divulgação do ideal do regime e na padronização da cultura e das artes (a criação artística obedecia a padrões impostos pelo regime)

Propaganda União Nacional
1930 - União Nacional para congregar “todos os portugueses de boa vontade” e apoiar as actividades políticas do governo. Em 1934 a União Nacional é transformada em Partido Único. (Proibição de todos os partidos políticos)
 
Obrigou-se o funcionalismo público a fazer prova da sua fidelidade ao regime através de um juramento
Legião Portuguesa - Destinada a defender o “património espiritual da Nação”, o Estado corporativo e a ameaça bolchevista
Mocidade Portuguesa destinava-se a formar ideologicamente a juventude, incutindo-lhes valores nacionalistas e patrióticos.












Controlou-se o ensino, especialmente ao nível do primário e secundário, expulsaram -se professores opositores ao regime e adoptou-se o livro único.




Obra das Mães


















1936 - Obra das mães para a Educação Nacional destinada à formação das futuras mulheres e mães.








1935 - Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT) – destinava-se a controlar os tempos livres dos trabalhadores, criando actividades recreativas e “educativas” seguindo a moral do regime. Política do Espírito  António Ferro
 

Sem comentários:

Enviar um comentário