domingo, 27 de janeiro de 2013

A questão alemã





Alemanha 1945-1946


O clima de desentendimento e confronto reflectiu-se de imediato na gestão do território alemão que, na sequência da Conferência de Potsdam, se encontrava dividido e ocupado pelas quatro potências vencedoras.

• A expansão do comunismo fez com que os EUA e Inglaterra olhassem a Alemanha, não como um inimigo vencido, mas como um aliado para contenção do avanço soviético, nascendo assim a RFA. Como resposta a URSS cria RDA.

• Este situação trouxe para discussão a situação de Berlim, visto esta situar-se no espaço da área soviética, nela continuando estacionadas as forças militares das três potências ocidentais. 

Estaline ordenou o bloqueio às três potências aliadas, impedindo o acesso terrestre à cidade (junho de 1948 a maio de 1949). O abastecimento da cidade passou a ser feito por uma ponte aérea ao longo de quase um ano. Berlim ficou dividida em duas partes: Berlim Ocidental, pertencente à RFA e Berlim Oriental pertencente à RDA. (Mais tarde será levantado um muro que dividirá a cidade (1961).
O mundo ficou dividido em dois blocos antagónicos: de um lado, os países capitalistas, liderados pelos EUA; do outro, as nações socialistas, sob a égide da URSS.

Sem comentários:

Enviar um comentário