sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O mundo Romano



ORIGENS DE ROMA: EXPLICAÇÃO HISTÓRICA (753 a.C. a 509 a.C.)

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica : gregos, etruscos e italiotas.

Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas actividades pastoris.

A sociedade, nesta época,(Monarquia) era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).

O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.

A religião neste período era politeísta, adoptando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes.

Nas artes destacava-se a pintura de frescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.


2. Por que motivo a civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega?

10 comentários:

  1. 2- O motivo pelo qual a civilização romana tem como base a cultura etrusca e a cultura grega foi o seguinte: é que esses povos foram os primeiros a ter uma cultura(os seus deuses, os seus espaços...) e como os Latinos viram o desenvolvimento de ambos os povos quiseram mostrar que também eram capazes de contruir a sua própria cultura. Como Roma ao expandir o seu Império conquistou ambos os povos então serviu-se de inspiraçao da cultura deles.

    ResponderEliminar
  2. A civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega porque eram estes povos que habitavam a península itálica juntamente com os italiotas.

    ResponderEliminar
  3. 2. A civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega porque resulta da mistura de três povos, entre os quais os gregos e os etruscos.

    ResponderEliminar
  4. O motivo porque a civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega foi pois a sua cultura era semelhante á dos gregos, as suas pintiras e as suas artes tinham influência grega.Barbara Gomes nº2 Turma D

    ResponderEliminar
  5. Os romanos, ao longo das suas conquistas, foram conquistando povos que já estavam criados e que já tinham as suas civilizações.
    Os romanos basearam-se neles para formar o seu império.

    ResponderEliminar
  6. 2. Os Romanos no fim de conquistarem as sete colinas decidiram conquistar toda a península Itálica. Quando foram para norte encontraram os Etruscos que eram óptimos engenheiros, e os romanos aproveitaram os saberes dos Etruscos para uso próprio. A sul encontraram os Gregos e ao verem o seu património cultural começaram a usar as formas arquitectónicas e culturais dos gregos. Por isso é que a civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega.

    ResponderEliminar
  7. A civilização Romana tem como base a cultura grega e etrusca , porque foram estes 2 povos os principais que habitaram a região da panínsula Itálica e que juntamente com os Itálicos fundaram Roma.
    logo estes povos transmitiram para a civilização romana a sua cultura,...

    Joana Ferreira, nº10

    ResponderEliminar
  8. A civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega, porque foram os primeiros povos a serem conquistados.
    Na conquista do império romano, a 1ª fase foi a conquista da península itálica, a norte os etruscos e a sul os gregos.

    ResponderEliminar
  9. A civilização romana tem como principal base a cultura etrusca e grega pois, estando estes povos situados perto da Península Itálica foram os primeiros a serem conquistados e devido ao seu grande desenvolvimento cultural, político e social,influenciaram muito o povo romano.

    ResponderEliminar
  10. 2. A civilização romana tem como base a cultura etrusca e grega porque um dos três povos que deram origem a Roma foram os etruscos e os gregos.

    ResponderEliminar